email cinza contato@madelopes.com.br

telefone cinza     (11) 4057-1772

          (11) 9 6442-7475

          (11) 9 8690-1967

Instagram: @marcenariamadelopes

artigos  ARTIGOS

O que é "MDF"?

Sendo conhecido mundialmente e ecologicamente correto, o MDF é um painel de fibras de madeira sendo sua composição homogênea em toda a sua superfície como em seu interior. Graças a sua resistência, estabilidade é possível obter-se excelentes acabamentos em móveis, artesanatos, molduras, rodapés, colunas, balaústres,
divisórias, forros. Destaca-se pela possibilidade de ser pintado ou laqueado, podendo ser cortado, lixado, entalhado, perfurado, colado, pregado, parafusado, encaixado, moldurado. Proporcionando, sempre, excelente acabamento tanto com equipamentos industriais quanto com ferramentas convencionais para madeira. O MDF é oferecido com as faces sem revestimento (in natura); com uma ou duas faces com revestimento melamínico (BP) ou finish foil (FF). O MDF sai da fábrica isento da presença de insetos, pois sua constituição forma uma barreira efetiva ao ataque da maioria de insetos furadores. Porém, sendo produto derivado da madeira, poderá ser atacado por eles. Nesses casos, é conveniente o tratamento preventivo do local e dos outros materiais onde o MDF será aplicado.

O que é “MDF ULTRA”?

O MDF Ultra e o MDF Ultra BP são materiais fabricados pela Duratex, que possuem proteções contra três fatores de forma muito superior comparado ao MDF comum. O MDF Ultra possui proteção contra umidade e cupins, já o MDF Ultra BP possui proteção contra umidade, cupins e também bactérias. Esse material possui uma característica exclusiva, que ajuda na identificação e demonstração do produto, que é o seu miolo verde.

O que é compensado?

É um tipo de madeira feita de finas placas de entalho de madeira, e também é chamada de contraplacado.
As camadas são coladas umas às outras cada uma com seu grão perpendicular às camadas adjacentes para maior força. Há geralmente um número ímpar de dobras, porque a simetria faz com que o placado seja menos propenso a entortamentos, e o grão nas superfícies exteriores segue sempre o mesmo sentido. As dobras são ligadas sob o calor e a pressão com colas fortes, geralmente com resina fenólica, fazendo da madeira compensada um tipo do material composto.
Uma razão comum para usar a madeira compensada em vez da madeira lisa é sua resistência ao rachamento, ao encolhimento, à torção, e ao seu alto nível de força. Esta substituiu muitos outros tipos de madeira em aplicações de construção por estas razões.